A ASES é uma associação de escritores da cidade de Santa Rosa / RS. Fundada em 16 de março de 2001 contribui significativamente para a cultura e a literatura de Santa Rosa e Região.

domingo, 5 de setembro de 2010

INFORMATIVO ASES SETEMBRO 2010

INFORMATIVO ASES SETEMBRO 201O

EDITORIAL

Ao lançarmos mais está edição do INFORMATIVO ASES saudamos nossos amigos e colaboradores e agradecemos a todos que de forma ou outra tem colaborado para o bom andamento das atividades da nossa associação.
Foi muito bom ver o festival Santa Rosa Mostra Gramado viver sua 2ª edição consolidado sua presença no cenário cultural da cidade e marcando perspectivas de crescimento e desenvolvimento da produção local.Cumprimentamos o nosso 2º secretário e grande ativista cultural Juca Fortes pelos dois curta metragem de sua direção e autoria exibidos com grade sucesso na mostra.
Em nosso meio já nos preparamos para a 6ª edição da Feira do Livro de Santa Rosa que terá como patrono o associado Abdul Nasser El Hamoui e escritor homenageado Simões Lopes Neto.
Cumprimentamos também o SESC que tem nos brindado com excelentes atrações culturais, vale a pena conferir e prestigiar.
Os associados Ariceu Paiva e Roque Weschenfelder nos brindaram com ótimos lançamentos de livros, todos convidados a conferir a qualidade de nossos autores santa-rosenses.
A ASES tem no prelo um projeto inovador na área de literatura infantil. Trata-se de "O MÁGICO MUNDO DAS LETRAS" com poesias metalinguísticas para cada umas das letras de nosso alfabeto. Projeto idealizando por Clairto Martin que terá participação de mais de vinte escritores e escritoras da ASES.
Boa cultura e boa leitura para todos nós.

http://ases-rs.blogspot.com/
03/09/2010SINDILOJAS E ASES LANÇAM CONCURSO LITERÁRIO DE NATAL
O Sindilojas formou parceria com a Associação de Escritores (ASES) para a realização do concurso literário "O melhor do Natal".
Até o dia 31 de outubro, estudantes poderão participar da competição encaminhando seus textos ao Sindilojas, que serão analisados por uma comissão formada por integrantes da ASES.
O concurso foi dividido nas categorias infantil (7 a 12 anos); juvenil (13 a 17 anos), nas modalidades redação (gênero narrativo) e poesia.
O número mínimo de linhas para a redação será de 20 e o máximo 30. Quanto a poesia, há apenas o limite máximo de 30 versos.
A premiação ao primeiro colocado de cada modalidade e faixa etária será uma viagem para Gramado. Os trabalhos vencedores serão publicados em encarte natalino.

Fonte: Noroeste - Santa Rosa

ASES REALIZA PROJETO INCLUSÃO CULTURAL 
Desde o começo deste segundo semestre de 2010 a ASES Associação Santa-rosense de Escritores vem desenvolvendo o projeto INCLUSÃO CULTURAL visando levar ao publico dos PNEs(PPDs) Portadores de Necessidades Especiais inclusão cultural literária com oficinas, palestras e estimulo a leitura e produção de textos.
O projeto conta com apoio de recursos do Fundo Municipal de Cultura e tem um orçamento de R$ 10.000,00 para sua execução.
O projeto visa estimular a leitura a escrita e a criatividade artística dentro de um publico ainda carente de inserção no consumo de bens culturais.
Foram coletados textos que serão lançados em coletânea durante a 6ª FEIRA DO LIVRO de Santa Rosa onde estarão  presentes o escritor gaúcho Ari Heck e os escritores da Paraíba Giovana Pedroza Guerra e Paulo Mourão todos PNEs e que estarão realizando palestras e lançamento de livros. A presença no projeto de escritores PNEs integrantes da ASES como Jaime Perin, Jair Ciekalski e outros bem como dos escritores PNEs de outras localidades e já com obra constituída serve também de estimulo a todo um publico havido por inserção no contexto cultural de nossa cidade e região.
As oficinas aconteceram durante os últimos três meses em parceria com instituições e entidades que envolvem ou dão atendimento ao publico alvo do projeto. Foram conseguidos livros para doação em entidades onde não havia biblioteca possibilitando material adequado a leitura e a contação de histórias nestas instituições.
A coletânea "ESTRADAS" produto final do projeto será lançada também com tiragem em braille e audiolivro.
 ASES TERÁ SEDE PRÓPRIA 
Estamos agilizando através de parceria com a USES sede própria para a entidade visando melhor espaço para desenvolver nossas atividades, reuniões e eventos. Para isso convocamos associados e amigos que possam nos auxiliar com as peças necessárias de mobiliário e arquivos.

SUGESTÃO DE LEITURA



LIVRO: MAPAS
AUTOR: NURRUDDIN FARAH
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
RESENHA: 
Nuruddin Farah conta em 'Mapas' a história da infância e da adolescência de Askar. Tendo como cenário uma disputa territorial entre os dois povos, Farah traça um extraordinário retrato de sua gente e de sua terra, transportando o leitor para a Somália, país do chamado Chifre da África. Nessa bela e inóspita região, trava-se uma luta sangrenta, herança dos mapas traçados nos tempos coloniais. O foco da disputa é o Ogaden, território ocupado por tropas etíopes, mas com uma população de maioria somali. Ali, desenrola-se a história do menino Askar, que perde a mãe poucas horas depois do parto e não chega a conhecer o pai, sacrificado numa batalha. Askar é adotado por Misra, mulher de origem etíope, que o cria nas línguas e práticas das duas culturas em conflito.

INFORMATIVO ASES SETEMBRO 2010
DIREÇÃO, EDIÇÃO E REDAÇÃO: MAGNUS LANGBECKER
ASES
ases.rs@gmail.com
textos.ases@gmail.com
55 91654219
blog: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário